Cozinha Alentejana

 
 

Cozinha Tradicional Alentejana

 
Cozinha Tradicional Alentejana

Évora é o sítio ideal para conhecer os sabores alentejanos que nos conquistam à primeira garfada, se não ao primeiro aroma… Os pratos de carne de porco e de borrego, as sopas de pão com ervas aromáticas, os peixes do rio, os enchidos, queijos, vinhos, doces conventuais, entre outras iguarias, fazem desta cozinha uma das mais interessantes e saborosas do país e quiçá do mundo, destacando a gastronomia dos restaurantes em Évora.
 
 
Da cozinha eborense destacam-se a açorda alentejana, carne de porco à alentejana, asargalheta de toucinho à moda de Évora, a sopa de cação, o coelho manso à moda do Convento de Santa Clara, as migas com carne de porco, os pezinhos de porco de coentrada. Nas sobremesas são típicos o bolo Joana do Convento de Santa Clara, o bolo Rolão, as queijadas, a encharcada do Convento de Santa Clara, a sericaia, o torreão real deÉvora, o pão de rala e outros doces de ovos, amêndoa e chila.
 
 
 
 

Vinhos do Alentejo

Vinhos – DOC
Na área da Região de Turismo de Évoraestão inseridas cinco das oito sub-regiões vitivinícolas do Alentejo habilitadas para a produção deV.Q.P.R.D. (Vinho de Qualidade Produzido em Região Demarcada). A sua classificação foi uniformizada sob o designativo comum DOC (Denominação de Origem Controlada). Na zona deÉvora destaca-se a Adega da Cartuxaque produz os vinhos Pêra Manca, Cartuxa e Monte dos Pinheiros. No concelho existem adegas que dão a conhecer como são feitos os vinhos, propõem provas de vinho acompanhadas com petiscos regionais e possuem lojas de venda directa ao público.
 
 
 

Contacte-nos

 
 
: